Soluções Efetivas para um Ambiente Livre de Roedores Indesejados

Os ratos são criaturas noturnas que se escondem em locais fora do alcance e da vista humana, dificultando sua identificação durante inspeções. Suas ninhadas são feitas de diversos materiais, e podem utilizar caixas de papelão ou qualquer outro material que esteja sem a devida guarda ou acondicionamento. Em grandes centros urbanos do Brasil, a estimativa média pode chegar a 15 ratos por habitante (enquanto nos EUA é de 2 ratos por habitante). Além disso, cada ser humano descarta cerca de 10% de lixo orgânico (alimentos) no Brasil, o que alimenta 4 ratazanas e 3 camundongos.


O uso de produtos com efeitos letais imediatos, além de ser perigoso para os seres humanos, não proporciona a diminuição da população de roedores em uma área. Na verdade, pode ter o efeito contrário, aumentando a população existente. Isso acontece porque uma colônia de ratos procura sempre manter um número limite de indivíduos. Esse efeito é conhecido como Efeito Bumerangue ou Inversão de Efeito. Os ratos têm neofobia (fobia ao novo) e enviam os indivíduos mais idosos ou mais jovens para testar um novo alimento introduzido em seu ambiente. A morte instantânea de um deles avisa aos demais sobre o perigo daquele alimento, fazendo com que os outros o evitem e as fêmeas gerem novas crias para restabelecer o equilíbrio do número de indivíduos na colônia. O aumento no número de novas crias resulta em uma competição acirrada, onde os perdedores fogem do território e vão habitar áreas vizinhas, estabelecendo novas colônias.

Por isso, a intervenção humana em áreas infestadas por roedores deve ser decisiva e completa. Uma intervenção errônea pode ter efeitos desastrosos. Portanto, o combate aos roedores deve ser feito de forma racional, técnica e completa, para evitar situações futuras de solução difícil e onerosa.

Métodos de Controle: Uma Abordagem Abrangente para Eliminar Roedores

Para garantir um ambiente livre de roedores, é fundamental adotar medidas físicas e químicas efetivas:

Controle Físico

Eliminar do ambiente as condições favoráveis à permanência e proliferação de ratos.

Vedar aberturas existentes na edificação para evitar a entrada de roedores.

Armazenar lixo orgânico em latões fechados com tampa.

Tampar reservatórios de água e sanar vazamentos em tubulações de abastecimento.

Eliminar vegetação a 1 metro de distância em torno das instalações.

Limpar periodicamente galerias de escoamento de águas pluviais para evitar acúmulo de água.

Controle Químico

Utilização de produtos químicos na formulação de iscas de efeito anticoagulante em caixas PIP (ponto de iscagem permanente).
Uso de túneis de cola em áreas específicas.

Ações Preventivas

Evitar acúmulo de jornais, livros e revistas velhas ou outras fontes de alimento.

Selar frestas e ranhuras na estrutura onde os insetos podem se abrigar.

Não guardar roupas usadas dentro do guarda-roupa, sempre lavá-las antes de guardar e passá-las com ferro.

Proteja-se contra os problemas causados pelos roedores com soluções técnicas e eficazes. Nossa equipe especializada está pronta para oferecer os melhores serviços de controle de roedores. Entre em contato agora mesmo e conheça mais sobre nossas soluções para um ambiente seguro e livre dessas pragas indesejadas. Sua satisfação é nossa prioridade!

Controle de Roedores